Publicado em: 15 de dezembro de 2021
Nada a declarar 

Para: quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Texto: Mateus 22.41-46

“Ninguém podia responder mais nada.” (Mt 22.46) 

A expressão “não tenho nada a declarar” é conhecida. Ela é dita quando alguém quer usar o silêncio como seu aliado, quer para esconder a culpa, quer para ocultar a falta de conhecimento sobre o assunto. 

Os líderes religiosos dos judeus tinham perguntado a Jesus qual mandamento era o mais importante. Ou seja, era uma pergunta no campo da lei. Eles queriam saber o que deveriam fazer. Jesus respondeu fazendo uma pergunta no campo do evangelho, das promessas de Deus: “Se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?” (Mt 22.45). Era uma pergunta embaraçosa que necessariamente os levaria a pensar que aquele homem que estava na frente deles era realmente o Messias, o Filho de Deus que veio redimir e salvar a humanidade. Então, “ninguém podia responder mais nada” (Mt 22.46). 

Hoje é muito comum o discurso religioso ditar o que as pessoas devem fazer. Aliás, é agradável ao ser humano tentar fazer algo em que possa se agarrar, na tentativa de garantir algum mérito. Jesus deixa esse tipo de discurso sem palavras pois, quando as pessoas querem saber o que devem fazer, ele diz quem ele é e o que ele veio fazer: dar a sua vida em resgate por muitos. 

Daqui a alguns dias iremos celebrar o Natal. Vamos celebrar a dádiva de Deus, o que ele fez para vir ao nosso encontro e nos presentear, no nascimento de Jesus Cristo, com tudo o que precisamos: perdão dos nossos pecados, a nova vida dirigida pelo Espírito Santo e a vida eterna nos céus. Então, a própria celebração cristã do Natal nos faz pensar que é Deus quem nos presenteia com o seu Filho Jesus para encher de alegria todos os nossos dias. 

Oremos: Senhor Deus, quando o meu coração insistir que há algo que eu possa fazer para merecer o teu amor, mostra-me que o teu amor foi provado na cruz do teu Filho e que, no meu batismo, recebi tudo o que é dele de presente. Enche o meu coração de alegria. Amém.