Publicado em: 14 de abril de 2022
Na sua casa 

Para: quinta-feira, 14 de abril de 2022
Texto: Mateus 26.17-25  

“O Mestre manda dizer: A minha hora chegou. Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa.” (Mt 26.18)

Nós estamos nos aproximando da celebração da Páscoa. Em geral, essa data é muito esperada pelas crianças, pois, às vezes, elas ficam ansiosas com a ideia de ganharem doces ou chocolates. Cada pessoa, quer seja na infância ou na vida adulta, tem uma forma diferente para comemorar e lembrar a Páscoa. Isso porque comemorar a data envolve questões financeiras, hábitos culinários, valores religiosos, tradições familiares, dentre outras situações. 

Jesus e seus discípulos também tinham o hábito de celebrar a Páscoa. Mas, diferentemente dos nossos dias, a Páscoa comemorada por Jesus e seus discípulos lembrava a saída do povo hebreu do Egito, quando passaram de escravos para a condição de pessoas livres. Jesus disse aos discípulos: “Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: ‘O Mestre manda dizer: A minha hora chegou. Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa’.” (Mt 26.18). 

Atualmente, quando nos preparamos para celebrar a Páscoa, não lembramos mais a saída daquela escravidão, mas de outra: na Páscoa de nossos dias lembramos aquilo que aconteceu com Jesus Cristo, que com sua morte na cruz e com sua ressurreição, veio nos trazer perdão e vida eterna. Além disso, com a aproximação da Páscoa, lembramos que Cristo deseja fazer parte de nossas celebrações e festas, pois o principal motivo para celebrarmos a Páscoa é, exatamente, celebrar o amor de Cristo por nós. 

Portanto, assim como Jesus emprestou a casa de certo homem para que ele e seus discípulos pudessem comemorar a Páscoa, Jesus também quer a nossa casa emprestada nesta Páscoa. Há espaço na sua casa? Deixe Jesus entrar e que comece a festa da vida! 

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, por te aproximares e desejares ter presença em minha vida e em minha casa. Guarda-me sempre com o teu perdão e amor. Vem, preenche cada espaço da minha vida. Amém.