Publicado em: 28 de janeiro de 2023
Na fraqueza, a verdadeira força

Para: sábado, 28 de janeiro de 2023
Texto: 1Coríntios 1.26-31

“Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.” (1Co 1.27)

O ser humano gosta de vangloriar-se de suas conquistas. Ele procura os melhores lugares, deseja ser o mais importante. Mas Deus, o nosso Senhor, inverteu as posições! Deus tem prazer em derrubar os arrogantes e enaltecer os humildes. Por isso, é necessário que cada um de nós analise seriamente a sua condição, que analise em que ou em quem está depositando a sua confiança. Pois facilmente somos levados a confiar em nossa inteligência, em nossas posses e nossas capacidades. Foi nesse sentido que Jesus disse que seria muito difícil um rico entrar no Reino de Deus, pois a tendência é que descansem e confiem em suas posses e deixem de confiar unicamente em Cristo.

Certa vez Jesus disse que quem desejasse ser seu seguidor, devia negar-se a si mesmo, devia esvaziar-se. Martinho Lutero relembrou que Deus fez tudo do nada. Logo, concluiu ele, enquanto o ser humano não se reduzir a nada, em humildade, Deus não fará nada com ele.

Na sua primeira Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo escreveu: “Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco” (1Co 1.27). Talvez você se sinta incapaz. Talvez você se angustie com as suas fraquezas e limitações. Porém, lembre-se que Deus está com você. Confie nele e seja encorajado com a certeza de que a graça de Deus é o que basta. Tenha certeza de que o poder de Deus se aperfeiçoa justamente em sua fraqueza.

Como um paciente se rende para uma intervenção cirúrgica, como uma criança se aconchega nos fortes braços do pai, confie e orgulhe-se unicamente em Cristo, o salvador!

Oremos: Bondoso Deus, apresento a ti o meu pecado e peço o teu perdão. Apresento as minhas fraquezas e peço a tua força. Apresento as minhas dúvidas e peço o dom da fé e da perseverança para continuar sendo teu seguidor e servo fiel. Em Cristo. Amém.