Publicado em: 24 de dezembro de 2023
Muito mais do que um bebê indefeso

Para: domingo, 24 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Lucas 1.26-38 

“Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo.” (Lc 1.32) 

Cinquenta anos atrás, as mulheres grávidas não falavam sobre gravidez em público nem tiravam fotos da barriga com a blusa levantada. Também não sabiam se dariam à luz uma menina ou um menino. Os pais sempre pensavam em dois nomes: de menino e de menina. 

Nos tempos bíblicos era assim também: não se sabia se a criança por nascer era menino ou menina. Mas houve exceções. Como no caso de Jesus. A virgem Maria recebeu o seguinte comunicado: “Você ficará grávida e dará à luz um filho” (Lc 1.31). Por se tratar do anúncio do nascimento do Messias, era previsível que ele seria menino. Desde o Antigo Testamento se falava sobre a vinda do Messias, o rei da linhagem de Davi. 

No entanto, o recado que Maria recebeu trazia mais detalhes. Além de saber que seria um menino, ele se chamaria Jesus. Mais ainda: aquele menino por nascer seria um grande homem. Faz sentido. Afinal, era o Messias, o Cristo. Mas a notícia mais surpreendente que Maria ouviu foi esta: o filho dela seria chamado de “Filho do Deus Altíssimo. Não apenas chamado, mas de fato Filho de Deus. E, nesse sentido, porque Jesus é verdadeiro homem e também verdadeiro Deus, Maria pode, sim, ser chamada de “mãe de Deus”. 

Agora, o que realmente interessa, também neste Natal, não é o título de Maria, mas os títulos e o nome do filho que ela deu à luz. O menino se chama Jesus, que significa “Deus salva”. O título dele é “Filho do Deus Altíssimo”. E somente por ser o Filho de Deus ele pôde ser vitorioso por nós, sendo o nosso Salvador. Um simples ser humano não poderia nos salvar.  

No Natal, nasceu alguém que é muito mais do que um bebê indefeso. No Natal, nasceu o Filho de Deus. 

Oremos: Querido Deus, obrigado porque, em teu amor, nos enviaste o teu Filho, o Salvador. Amém.