Publicado em: 06 de dezembro de 2021
Misericórdia em tempos difíceis 

Para: segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Texto: Isaías 33.1-9  

“Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Sê o nosso protetor todos os dias, sê o nosso Salvador em tempos de dificuldades.” (Is 33.2) 

Vivemos em tempos difíceis! Essa é uma afirmação que pode ser feita hoje, assim como foi verdade em quase todas as épocas. As dificuldades acompanham a vida humana desde que o pecado entrou no mundo e nos afastamos de Deus. 

Mas é verdade que algumas situações são especialmente difíceis, como a que o povo de Deus vivia na época do profeta Isaías. Eles mesmos haviam se colocado em uma enrascada com outros povos e, diante da ruína que estava chegando, voltaram-se de novo para Deus, para suplicar: “Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Sê o nosso protetor todos os dias, sê o nosso Salvador em tempos de dificuldades” (Is 33.2). 

Isso ocorre também no nosso tempo e em nossa vida. Quantas vezes nos afastamos de Deus e, sofrendo as consequências de nossos erros e más decisões, clamamos por misericórdia? A boa notícia é que, assim como antes na história, nosso Pai celeste está pronto a nos ouvir e socorrer, todos os dias. Pode ser que a nossa situação se agrave por um tempo e que tenhamos de passar pelo aprendizado da dor. Mas Deus sempre nos ajuda e age como protetor, mesmo quando não compreendemos. 

A maior prova disso é a ação misericordiosa de Deus por meio de Jesus, que nos livrou do pecado e da culpa dando a sua vida como resgate. Com o sacrifício e a vitória de Cristo, a certeza da compaixão de Deus está garantida. E essa compaixão ele quer que tenhamos com os outros também, sempre que nos pedirem ajuda. Assim como esperamos em Deus e confiamos nele, queremos também ser a ajuda para quem espera e precisa de nós. 

Oremos: Pai amado, tem misericórdia de nós e ajuda-nos. Não só por nós mesmos, mas para que nós possamos ser a tua ajuda na vida de outras pessoas. Por Jesus. Amém.