Publicado em: 24 de dezembro de 2017
Mias um vez

Para: Domingo, 24 de dezembro de 2017

Texto: Mateus 1.18-25

“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo.” (Mt 1.18)

“O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.18), escreveu o evangelista Mateus. Hoje, enquanto as igrejas cantam hinos de alegria, louvando a Deus por seu amor, o nascimento de Jesus é recontado, mais uma vez.

Mais uma vez ouvimos sobre Maria, abençoada por Deus, e sobre José, o noivo que, orientado por Deus, ficou com Maria e cuidou dela. Mais uma vez lembramos do milagre da gravidez pelo Espírito Santo.

Mais uma vez as luzes natalinas anunciam a Luz do mundo, Jesus. Mais uma vez a luz revela que estávamos em trevas, na escuridão do pecado e do afastamento de Deus. Mais uma vez somos lembrados de que, por causa do nosso pecado, Jesus tomou a natureza de servo, abriu mão de tudo, foi humilde até à morte de cruz.

Mais uma vez acordamos para a realidade de que o mundo precisa ser salvo. Os fogos, as festas e a alegria, convivem com as tragédias, o desamor, o desejo de vingança, a desunião das famílias, o mau uso da sexualidade, a propaganda que usa o discurso do amor para vender produtos e dar lucro a poucos.

E mais uma vez, Jesus vem. Com sua palavra, ele novamente se faz ouvir: “O nascimento de Jesus Cristo foi assim…” Ele veio. E a noite de Natal, com Jesus, é, então, uma noite feliz, porque aponta para o Cristo que morreu e ressuscitou. Vivo, ele ouve nosso canto. Vivo, ele vê as festas ao redor do mundo e, mais uma vez, oferece seu perdão e a vida.

Oremos: Salvador Jesus, obrigado por vires até nós em mais este dia. Que a história do Natal verdadeiro, da tua vinda, seja ouvida em todo o mundo. Que o presente do teu amor e perdão seja distribuído para todos. Em teu nome. Amém.