Publicado em: 11 de outubro de 2021
Melhor do que mereço 

Para: segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Texto: Gênesis 32.9-12  

“Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado.” (Gn 32.10) 

Como você está? Como você geralmente responde quando alguém lhe pergunta isso? Algumas pessoas sempre dizem: “Eu estou melhor do que mereço!” Certa vez, o patriarca Jacó orou a Deus e disse: “Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado” (Gn 32.10).  

Jacó não havia sido bom. Ele havia pecado contra o seu irmão, contra o seu próprio pai, contra o sogro e contra tantos outros. Ele, portanto, foi sincero com o Senhor Deus ao dizer que não merecia toda a bondade de Deus. 

Mesmo que Jacó não tivesse cometido todos aqueles erros no relacionamento com os seus familiares, mesmo que ele nunca tivesse cometido pecados graves contra alguém, igualmente não mereceria ser tratado com bondade por Deus. Assim como nós, Jacó tinha uma natureza corrompida pelo pecado. E foi isso o que Jacó reconheceu em sua oração. Nós todos podemos dizer a Deus: “Eu não mereço ser tratado com a tua bondade”. Se olharmos para nós com sinceridade, vamos reconhecer que não merecemos mais do que o abandono de Deus. 

Todos sempre foram tratados de uma forma que não mereciam. Mereciam o castigo, mas Deus os tratou com bondade. Com Jesus aconteceu justamente o contrário. Ele merecia ser tratado com bondade. Mas o Pai o abandonou na cruz. Deus tratou Jesus da forma que nós merecíamos ser tratados. Por amor a nós, Deus Pai abandonou Jesus na cruz. E somente por isso Deus nos trata como seus filhos e nos dá perdão, vida eterna e a salvação no céu. Nada disso nós merecemos, mas Deus nos dá tudo por causa de Jesus, aquele que foi tratado da forma que não merecia. 

Oremos: Senhor Deus, eu merecia o castigo eterno. Mas tu castigaste Jesus em meu lugar. Obrigado por Jesus Cristo e por seu sacrifício. Obrigado porque tu, Senhor Deus, me dás tudo, tudo o que não mereço. Amém.