Publicado em: 28 de julho de 2021
Medo do Deus que cuida dos passarinhos 

Para: quarta-feira, 28 de julho de 2021
Texto: Lucas 12.4-7  

“Tenham medo de Deus. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!” (Lc 12.4, 7) 

Jesus disse: “Tenham medo de Deus. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!” (Lc 12.4, 7). As palavras de Jesus parecem nos confundir. E perguntamos: “Como assim, ter medo de Deus? Parece um Deus tão querido, pois até os passarinhos são cuidados por ele”. Afinal, ele é ou não um Deus querido? Mas as pessoas queridas geralmente não põem medo em ninguém. Como sair, então, dessa aparente confusão criada por Jesus? 

O nosso Deus é querido, sim. É, porém, também santo e justo. Não é apenas um velhinho de barbas brancas sentado num trono. É o Senhor sobre tudo e todos. Ele não aceita pecados e não ignora as nossas desobediências contra a sua vontade. Essas desobediências são terríveis ofensas contra ele. Por isso, Jesus disse: “Tenham medo de Deus”. É uma clara advertência para não provocarmos a ira de Deus com os nossos pecados. Em outras palavras, que levemos muito a sério o que o Senhor proíbe e aquilo que ordena nos Dez Mandamentos. Com Deus não se brinca! 

Mas ele é um Deus querido. Ele ama sua criação e cuida dela, até dos simples passarinhos. Dele recebemos todo o cuidado, sendo o maior deles o perdão diante do arrependimento pelos nossos pecados. Deus cuida dos pecadores arrependidos, enviando Jesus até eles. É o que está acontecendo agora com as palavras de Jesus que você ouviu. Os seus pecados o levam a ter medo de Deus. É isso mesmo. Não dê pouca importância a eles. Arrependa-se, creia no perdão dado por Jesus e viva na paz que brota do cuidado daquele que até dos passarinhos cuida com amor, quanto mais de um pecador arrependido! 

Oremos: Amoroso e santo Deus, eu, pobre pecador, te confesso todos os meus pecados. Consola-me com a paz do teu cuidado, a paz que brota do perdão em Jesus. Em nome dele. Amém.