Publicado em: 05 de dezembro de 2020
Maturidade 

Para: sábado, 5 de dezembro de 2020
Texto: Filipenses 1.9-11 

O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. (Fp 1.9-10)

As pessoas costumam amadurecer com a passagem do tempo. As coisas que viram, viveram e aprenderam contribuem para formar um olhar mais equilibrado, menos propenso a precipitações. Assim, passam a se focar naquilo que é realmente relevante em detrimento de coisas que não agregam e de relacionamentos prejudiciais, no intuito de se tornarem seres humanos melhores. 

O apóstolo Paulo escreveu a sua carta para a igreja de Filipos com a maturidade de um servo que já havia passado por muitas coisas por amor ao nome de Cristo e pelo trabalho de pregação do evangelho. O apóstolo não desejava que os cristãos daquela cidade fossem felizes e despreocupados, realizados, proativos e de bem com a vida. Paulo não é um coach espiritual. Em vez disso, como crente e pastor experiente que é, anseia que o povo do Senhor esteja preparado para o evento mais importante e definitivo na vida de todas as criaturas de Deus: o dia do retorno de Jesus. Por isso ele ora: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa” (Fp 1.9-10). 

O amadurecimento espiritual não depende da passagem do tempo, mas vem pela fé que se apega à palavra de Jesus. Após completar a sua obra de salvação, subindo aos céus, ele disse que retornará para buscar os que nele creem. Por isso, a maturidade na fé consiste em estarmos preparados para esse encontro com Cristo, que é a melhor coisa que acontecerá em toda a nossa vida! Diante disso, o que precisa mudar nos seus planos, projetos e nas suas escolhas de vida? Lembre-se: nada é mais relevante do que a vida eterna que teremos com Deus! 

Oremos: Senhor Jesus, quão imaturo por vezes eu sou, entristecendo-me ou desanimando facilmente. Ajuda-me a amadurecer, apegando-me à tua Palavra com fé, escolhendo o melhor na perspectiva do teu retorno, o dia mais feliz e esperado que o futuro me reserva! Amém.