Publicado em: 13 de dezembro de 2023
Mas, na Bíblia

Para: quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: João 1.16-18 

A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” (Jo 1.17) 

Duas pessoas. Duas realidades. Dois legados. Um só objetivo. Moisés e Jesus estão relacionados com dois temas muito diferentes, mas que se complementam para nossa salvação. Moisés recebeu a lei de Deus no Monte Sinai. Lei dura, pois, ficamos contagiados pelo pecado e tudo o que fazemos carrega essa imperfeição. Lei que complica nossa possibilidade de irmos ao céu por méritos próprios. 

Mas... Sim, ainda bem que existem os “mas” na Bíblia. São mais de três mil na Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Eles mostram o antes e o depois. Revelam uma nova realidade. “A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17)A lei foi dada por Moisés e mais complicava do que ajudava a nossa relação com Deus. Mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Esse foi o “mas” de Deus que mudou a história. 

Se dependêssemos somente da lei entregue a Moisés estaríamos desesperados. Cumprir perfeitamente os mandamentos é impossível. Mas Deus teve misericórdia e enviou Jesus. O “mas” mostra outro panorama para o ser humano e sua vida eterna. JesusFilho de Deus, mas que “estava com Deus e era Deus” (Jo 1.1), trazia consigo a perfeição divina. Com seu sofrimento e morte, satisfez a justiça que o Criador exigia para o ingresso no paraíso. Em Jesus revela-se a verdade de Deus: ele nos ama e quer que vivamos com ele para sempre, em uma vida sem lágrimas, sem monotonia e sem sofrimento. 

O “mas” de Deus mudou nosso destino. Também somos desafiados a colocar um “mas” nas dificuldades do dia a dia e colocar mais esperança e salvação na vida das pessoas. Jesus não é somente um herói da história, mas é o verdadeiro, único e suficiente salvador. 

Oremos: Jesus, o teu amor e verdade abrem portas para que teu amor seja realidade, hoje e sempre. Obrigado. Amém.