Publicado em: 19 de julho de 2021
Maneiras e motivos de gratidão 

Para: segunda-feira, 19 de julho de 2021
Texto: Salmo 138.1-3  

“Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti.” (Sl 138.1) 

Existem inúmeras maneiras e motivos de expressar gratidão a Deus. Certa vez, Davi orou assim: “Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti. Por causa do teu amor e da tua fidelidade, eu me ajoelho virado para o teu santo Templo e dou graças a ti. Pois tens mostrado que o teu nome e as tuas promessas estão acima de tudo” (Sl 138.1-2).  Nesse trecho bíblico, Davi mencionou pelo menos duas maneiras e dois motivos para render graças a Deus, o Senhor. 

Davi caracteriza a medida e a dimensão desse agradecimento quando afirma que o faz “de todo coração”. Isso quer dizer que esse sentimento de tamanha dimensão encheu o coração dele de tal forma que foi levado a cantar e se ajoelhar diante de Deus para agradecê-lo.  

Cantar hinos de louvor e se ajoelhar em oração são duas maneiras possíveis de expressar gratidão a Deus. Ambas são manifestações cultivadas pelo povo de Deus desde os tempos bíblicos que atravessaram os séculos e ainda hoje fazem parte da tradição cristã. A Bíblia registrou várias ocasiões em que pessoas cantaram e se ajoelharam em sinal de agradecimento a Deus como referência e estímulo aos seus leitores. Elas configuram-se em expressões corporais muito significativas desde que feitas “de todo coração”. 

Os motivos que levaram Davi a render graças foram o amor e a fidelidade divina. Uma pessoa que se percebe amada por Deus e que nele confia é uma pessoa agradecida. O amor de Deus e a sua fidelidade se traduzem na pessoa e na obra salvadora de Jesus Cristo em favor de todos. Quem nele crê, tem a salvação. Quem nele espera, canta hinos em seu louvor. Quem nele confia, ora em pé, sentado, deitado ou ajoelhado. A pessoa que reconhece o amor e a fidelidade de Deus faz questão de expressar a gratidão ao Senhor. 

Oremos: Querido Deus, hoje te agradecemos de todo coração pelo teu amor, por tua fidelidade e pelas bênçãos sem fim. Em nome de Jesus. Amém.