Publicado em: 02 de outubro de 2018
Maldades e injustiças

Para: Terça-feira, 2 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Habacuque 1.1-4

”Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça?” (Hc 1.3)

Cenas de violência chocam e assustam. O acesso a essas cenas multiplicou-se com o surgimento de novas tecnologias. Assim, tais cenas estão constantemente presentes nos telejornais e nas redes sociais, gerando pavor e roubando a nossa esperança.

O profeta Habacuque não tinha um televisor e nem carregava consigo um smartphone, mas via a maldade com os próprios olhos e percebia a injustiça bem presente. Afinal, a maldade e a injustiça existem na humanidade desde que o pecado entrou no mundo.

Vislumbrar tantas coisas ruins nos faz questionar a ação de Deus. Habacuque também questionou e perguntou: “Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça?” (Hc 1.3). Deus consolou Habacuque apontando para o tempo em que a justiça seria feita, no futuro.

A existência do mal não é culpa de Deus. Ele nasce com o pecado. Jesus ensinou, através de uma parábola, que o joio será definitivamente separado do trigo apenas no Juízo Final.

O fato é que conviver e observar tantas injustiças nos inquieta e angustia! E nos faz perceber que não há salvação em nós mesmos e nas instituições humanas. A salvação perfeita está fora de nós: no Senhor Jesus! Ele sofreu sobre si toda a maldade e injustiça, morrendo na cruz. Mas ele ressuscitou! Ele venceu! E hoje se faz presente prometendo que toda a maldade será derrotada, inclusive aquela que existe dentro de nós! E, então, os olhos acostumados a ver coisas ruins, verão a luz da salvação. Enquanto isso, a luz do Espírito é percebida pelos olhos da fé, de maneira que, mesmo diante da dureza de nossos dias, a esperança continua viva e vibrante.

Oremos: Querido Deus, perdoa-nos por questionarmos a tua soberania. Em meio às maldades e injustiças, pedimos o teu cuidado. Dá-nos sabedoria e força para preservarmos a nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.