Publicado em: 04 de setembro de 2018
Mais perto do que pensamos

Para: Terça-feira, 4 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Deuteronômio 30.1-14

“Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não estão lá em cima. Nem estão do outro lado do mar. Pelo contrário, estão aqui com vocês.” (Dt 30.11-14)

Às vezes, dizemos que a chave costuma estar perto da porta e na prática isto se confirma. Muitas vezes, a solução ou resposta está mais perto do que se imagina.

Aplicando à religião, pode-se dizer que muitos pensam que religião é coisa para iniciados. Isto pode ser verdade no caso de outras religiões, mas não descreve a fé cristã, derivada da Bíblia. No livro de Deuteronômio, capítulo 30, Deus enfatiza que os seus mandamentos não estão lá em cima, nos céus, nem estão longe, do outro lado do mar. Pelo contrário, “estão aqui com vocês”. O texto continua dizendo: “Esta palavra está bem perto de vocês, na sua boca e no seu coração” (Dt 30.14).

Saber o que é certo e o que é errado não é tão difícil assim, porque os mandamentos de Deus estão perto de nós. O apóstolo Paulo confirma isto, na carta aos Romanos, ao dizer que “quando os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos. Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração” (Rm 2.14-15). Saber qual é a vontade de Deus (amar a Deus e amar o próximo) não é tão difícil assim, porque já nascemos com um senso moral; difícil mesmo, impossível, é cumprir isso!

Felizmente, existe ainda outra palavra de Deus que está perto de nós. É a boa notícia do perdão em Jesus. O apóstolo Paulo cita o texto de Deuteronômio 30 – “a palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração” –  e explica que esta é “a palavra da fé que pregamos” (Rm 10.8). Muitos ainda não ouviram esta “palavra da fé”, a boa notícia do perdão. Desses ela ainda está longe. Mas de você ela está bem perto. Você tem a oportunidade de ouvi-la hoje. Para você, a chave de fato está pendurada ao lado da porta. A solução está mais próxima do que você pensa. Ouça a palavra de Deus e creia nela!

Oremos: Senhor, muito obrigado pela tua palavra, tão próxima de mim. Obrigado pela lei, mas acima de tudo obrigado pela boa notícia do perdão, no evangelho. Em nome de Jesus. Amém.