Publicado em: 21 de julho de 2021
Mais fortes na fé 

Para: quarta-feira, 21 de julho de 2021
Texto: Colossenses 2.6–15  

“Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.” (Cl 2.7) 

Como você está de saúde? A Organização Mundial da Saúde define saúde como “o completo bem-estar físico, mental e social”. Para alcançar uma boa saúde é importante ter uma vida equilibrada, fazer exames periodicamente, manter hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. Esses princípios também se aplicam à vida cristã para que se alcance boa saúde espiritual. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus” (Cl 2.6–7). 

Como se tornar mais forte na fé? Vivendo unido com Jesus. Ser cristão quer dizer estar unido com Cristo para que, quando estivermos fracos, sejamos fortalecidos por Deus, pois com a força de Cristo podemos enfrentar qualquer situação. 

“Estejam enraizados nele”. A figura das raízes sugere uma certa estabilidade, boa nutrição e vida que deriva do contato com o solo. Assim, a fé também precisa estar enraizada em Cristo para nascer, crescer, se fortalecer e desenvolver, ser bem nutrida para dar bons frutos. 

“Construam a sua vida sobre ele”. Uma boa construção necessariamente precisa ter um bom alicerce. Deus é refúgio e fortaleza, socorro que nunca falta nas tribulações. O fundamento necessário, que sustenta e fortalece a fé, é Cristo Jesus. 

“E deem sempre graças”. A gratidão a Deus é uma atitude constante das pessoas saudáveis espiritualmente. Pela fé, unidos a Cristo que tanto nos amou, com sua morte e ressurreição, podemos alcançar o completo bem-estar divinamente saudável. 

Oremos: Jesus, mantém-nos unidos a ti. Assim nos tornaremos mais fortes e saudáveis na fé, com possibilidade de vida longa e dedicada a ti. Em teu nome. Amém.