Publicado em: 01 de janeiro de 2018
Mais do que um nome, é Jesus

Para: Segunda-feira, 1º de janeiro de 2018

Texto: Lucas 2.21 – Ano Novo

“Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.” (Lc 2.21)

O significado do nome de uma pessoa desperta curiosidade. Para algumas culturas, o nome é mais do que uma identificação e há uma relação íntima entre o que significa e a missão colada a esse nome.

Ao dar o nome ao Filho de Deus, Lucas narra o fato assim: “Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer” (Lc 2.21). Já o evangelista Mateus, ao descrever o encontro do anjo com José explica o sentido do nome Jesus: “Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Jesus significa “salvador” ou “Deus é salvação”.

Ao abrir-se um novo ano, lembramos das alegrias e da proteção divina no ano que passou. Queremos deixar para trás os fardos pesados que carregamos. O desejo é de que os cálices desgostosos do ano passado deem lugar a um novo ânimo.

Esquecer o que foi ruim e esperar por algo bom, só porque é um novo ano, não funciona. Também não funciona confiar no significado dos nossos nomes como fonte de segurança. É preciso olhar para outro nome cujo significado corresponde à sua verdadeira missão: cuidar, perdoar e salvar.

Entra ano, sai ano, e a experiência mostra que é impossível viver sem situações que nos desestabilizam. Não basta um novo ano para uma nova vida. É preciso mais, é necessário outro nome: Jesus. Ele é nossa companhia e salvação. É isso que esse nome significa, é isso que realiza em nossa vida.

Oremos: Senhor Deus e Pai, ao começar um novo ano, é nosso desejo iniciá-lo com a tua presença abençoadora. Faze com que nosso olhar se volte para ti em toda a nossa vida. No desespero, que olhemos para ti por esperança; na culpa, que busquemos de ti o perdão; na alegria, que sejamos gratos a ti por todas as dádivas. Em nome de Jesus. Amém.