Publicado em: 07 de junho de 2022
Luz do mundo 

Para: terça-feira, 07 de junho de 2022
Texto: Gênesis 1.9-19  

“Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu.” (Gn 1.15) 

A terra é nossa casa, mas a relação que temos com ela não é sempre amigável. Nós nos esforçamos para entendê-la, administrá-la e dela usufruir. Com suor, obtemos dela o alimento. Com astúcia, superamos climas hostis, tremores e avanços do mar. Com inteligência, queremos entender sua origem. Mas sempre ficamos insatisfeitos, incomodados. 

Para Deus é diferente. Quando ele fala da origem da grande casa, fala do que é seu. Fala do que ele mesmo fez com satisfação, porque viu que era bom, conforme lemos no início de Gênesis. Como um artista que decide cada pincelada e se alegra pelo resultado, assim Deus criou, organizou e iluminou um pequenino planeta cheio de vida com sua palavra. Está claro: Deus é além do mundo, antes do mundo, Senhor do mundo. Esta casa é desafiadora para nós, mas ele a tem sob seu controle. 

A luz começou a existir e era boa, conforme o início do relato da criação. Pouco mais tarde, a luz ganhou fontes bem definidas, porque Deus quis assim: “Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu” (Gn 1.15). Isso era bom e continua bom. Após incontáveis amanheceres, o sol continua surgindo entre as nuvens depois de uma manhã chuvosa. 

O ser humano, contudo, deu lugar para a escuridão se estender além da noite, alcançando seu coração, sua vida inteira. Deus, por sua vez, criativo e amoroso, não ficou inerte. A Luz, Jesus, veio ao mundo e nos concedeu um novo nascimento, para que possamos viver em uma nova criação, livre de sombras, iluminada pelo próprio Deus. A luz de Cristo nos faz vermos que Deus é bom. É bom e poderoso. Por isso, nós nos alegramos na esperança da vida nova que teremos com Deus.  

Oremos: Querido Pai, não dominamos tudo neste mundo. Muitas vezes, ficamos perdidos, mas queremos confiar em ti. Sabemos que nos amas e que hás de cuidar de tudo para que, no fim, alcancemos o bem maior. Em nome de Jesus Cristo. Amém.