Publicado em: 19 de setembro de 2020
Luta interior 

Para: sábado, 19 de setembro de 2020
Texto: Tiago 4.1-10  

De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. (Tg 4.1) 

A luta é um esporte muito antigo. Dois lados opostos se enfrentam e, geralmente, o lado mais preparado, mais forte e mais treinado acaba vencendo. O escritor bíblico Tiago nos fala de lutas e brigas que acontecem entre pessoas, mas que, na origem, são motivadas por uma luta que acontece dentro de nós mesmos. Na Carta de Tiago, capítulo 4, versículo 1º, está escritoDe onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. 

Quando somos convertidos pelo Espírito Santo, recebemos uma nova natureza, diferente daquela que está em nós desde a nossa concepção. A nova natureza se alegra em cumprir a vontade de Deus, ao passo que a velha natureza foge das coisas de Deus. 

Essas duas naturezas estão em cada cristão, e estão em luta constante. Às vezes, mesmo não desejando pecar, nós nos percebemos errando e agindo de maneira contrária à Palavra de Deus. Perceber um conflito interno jamais deve ser considerado falta de fé. Pelo contrário, é sinal claro de que existe fé viva e transformadora, a fé que nos assegura que fomos redimidos por Jesus Cristo, e que essa fé está lutando com a velha natureza para que a Palavra de Deus se torne visível por meio de nós. 

As brigas entre as pessoas, e outros pecados externos, são a concretização de algo que começou dentro de nós, na nossa luta interior de cada dia. E quem vai ganhar essa luta? Certamente a natureza que estiver mais preparada, mais forte e mais treinada. Você pode deixar sua fé mais forte e mais preparada hoje mesmo, ao refletir e colocar em prática a Palavra de Deus. 

Oremos: Jesus, obrigado por venceres a maior de todas as lutas em meu lugar. Apegado a ti, pela fé, quero vencer as lutas que acontecem dentro de mim para que eu viva bem com as pessoas. Amém.