Publicado em: 25 de março de 2021
Louvor a Deus 

Para: quinta-feira, 25 de março de 2021
Texto: Salmo 118.19-29 – SEMANA SANTA 

Com ramos nas mãos, comecem a festa e andem em volta do altar. (Sl 118.27) 

O Salmo 118 é o último dos assim chamados cânticos do Halel”, que são os salmos de “aleluia entoados pelo povo de Israel antes e depois da celebração da Páscoa. 

De uma forma específica, o Salmo 118 era usado como louvor ao Senhor Deus pela libertação do povo da escravidão egípcia. Lendo o salmo do início ao fim, percebemos o povo de Deus em alegria, recordando os feitos do Deus Altíssimo e dizendo: “O seu amor dura para sempre. É melhor confiar no Senhor, do que depender de seres humanos. O poder do Senhor nos deu a vitória”. E ainda podemos ler a declaração do salmista: “Não vou morrer; pelo contrário, vou viver e anunciar o que o Senhor Deus tem feito (Sl 118.17).

Mas, esse belíssimo salmo não se limita a somente esse episódio da história do povo de Deus. Ele, assim como diversos outros textos do saltério, vai além e, assim, encontra maior cumprimento quando cantado na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e também quando o próprio Jesus se referiu a ele falando sobre sua morte e ressurreição.

Nada mais justo e entrelaçado. Afinal, como um salmo de louvor a Deus pela libertação descravidão, é apropriado que ele seja entoado e ouvido diante da semana mais importante da história, a Semana Santa. Nessa semana, o Filho de Deus Pai entrou em Jerusalém para morrer e ressuscitar, cumprindo sua obra redentora. Para os que nele creemessa obra redentora culmina na libertação da escravidão do pecado e na alegria de uma nova e eterna vida no Senhor! 

Por isso, nós todos podemos dizer: “Com ramos nas mãos, comecem a festa e andem em volta do altar” (Sl 118.27). 

Oremos: Querido Pai celestial, obrigado pelas bênçãos concedidas por meio da obra redentora de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.