Publicado em: 08 de junho de 2020
Ouvir o principal 

Para: segunda-feira, 8 de junho de 2020
Texto: Marcos 4.21-25  

“Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.” (Mc 4.23) 

Você já parou para contar quantas vozes você ouve todos os dias? Ouvimos os nossos familiares, colegas de escola ou trabalho, professores e chefes. Além das vozes em programas de rádio, televisão, vídeos ou áudios nas redes sociais. Além disso, estamos em contato visual com inúmeras vozes que não falam, que são os textos a que estamos expostos no trânsito, no computador, nos livros, nas notícias e em tantos outros lugares. Muitas vozes falam conosco todos os dias. Mas existe uma voz que quer comunicar algo muito especial; uma voz que quer trazer paz, amor e sentido para a nossa vida. 

Quando Jesus ensinava as pessoas, era muito comum que ele dissesse uma expressão como esta, registrada em Marcos, capítulo 4, versículo 23: Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. É como se Jesus estivesse dizendo: “Preste atenção, aqui há algo importante para você. É algo que precisa entrar pelos seus ouvidos, mas quer fazer morada na sua mente e no seu coração. 

Distinguir a voz de Jesus das diversas vozes que ouvimos todos os dias é fundamental para termos paz com Deus, amor verdadeiro e sentido para a vida. Sem Jesus, a vida perde o colorido e caminhamos para o afastamento completo e definitivo de Deus. 

Nós vivemos a era da comunicação. Nenhuma outra geração experimentou a comunicação da maneira como nós estamos experimentando. E, mesmo em meio a tantas vozes, continuamos dependentes da voz de Deus. Precisamos ouvir o principal. Ouvir aquele que tem as palavras que dão vida plena e eterna. 

Oremos: Pai eterno, muitas vezes me sinto confuso com tantas vozes e informações diferentes. Quero ouvir e reconhecer a tua voz, que me guia pelo caminho eterno. Confio no sacrifício de Jesus, em meu lugar, que me garante o céu. Amém.