Publicado em: 06 de novembro de 2022
Livres em Cristo 

Para: domingo, 6 de novembro de 2022
Texto: Mateus 25.1-13  

“Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.” (Mt 25.13) 

“Foi namorar, perdeu o lugar”; “Bobeou, dançou”; “Perdeu, playboy”. Esses são alguns ditados e expressões que são usadas quando alguém se distrai com alguma coisa e perde algo seu ou que estava guardando. Pode ser o lugar na fila, pode ser o celular, roubado enquanto a pessoa estava distraída.  

A ideia por trás desses ditados é que nós precisamos estar atentos o tempo todo e que, se nós perdemos aquilo que estávamos guardando, a culpa no fim é nossa. Claro que ser assaltado não é culpa de ninguém – é bom deixar isso bem claro –, mas estar atento é nossa responsabilidade.  

Se nós vamos a uma rua muito movimentada, ou mesmo se vamos passar por um lugar perigoso, nós nos preparamos para evitar de sofrer esses imprevistos. Se temos que pagar uma conta na agência do banco, vamos preparados para ficar muito tempo na fila. Enfim, em quase todos os momentos da vida, nós nos preparamos. Esse é o ponto principal da parábola que Jesus contou. Ele disse: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” (Mt 25.13). É preciso que estejamos preparados e vigilantes em relação à nossa fé.  

O aviso de Jesus é de que, assim como nos preparamos e estamos atentos a tantas outras situações, precisamos estar cientes e certos de que a fé é essencial para toda nossa vida, mas é especialmente importante para nossa salvação, e isso se mostrará quando Jesus voltar. No juízo final, é a fé verdadeira que nos permitirá entrar na festa eterna. 

Essa fé não vem de nós mesmos, mas é um presente que Deus nos dá. Além disso, Deus nos ajuda a cuidar desse presente. Ele deu os meios para isso. Continuemos em contato com a sua Palavra e o Espírito Santo continuará nos ajudando a sermos verdadeiramente vigilantes. 

Oremos: Senhor Deus, continua me auxiliando a ser vigilante. Que eu nunca deixe de estar em contato com a tua Palavra e na tua comunhão. Por Jesus. Amém.