Publicado em: 27 de junho de 2023
Livres e úteis

Para: terça-feira, 27 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 7.1-6

“Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.” (Rm 7.6)

Você é uma pessoa livre? Pare por um instante e reflita sobre o que de fato significa ser livre. Algumas pessoas imaginam que ser livre é fazer o que desejam e sentem vontade. Mas é pensando assim que muitas pessoas se tornam escravas de seus próprios desejos e vícios. Vivem uma liberdade ilusória e permanecem amarradas ao pecado e às suas consequências. O próprio Jesus nos diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado” (Jo 8.34). Andar longe de Deus e do ensino de sua Palavra não é ser livre, mas é ser escravo do pecado. Viver assim traz sofrimento e culpa.

Inversamente, algumas pessoas tentam livrar-se da escravidão do pecado e da culpa tornando-se escravas de leis, regras e preceitos religiosos. Daí surgem as mais diferentes doutrinas que ensinam que o caminho para a liberdade passa pelo cumprimento da lei. Acontece que somos incapazes de cumprir a lei de Deus perfeitamente; logo, assim também não há liberdade.

Onde está a verdadeira liberdade? Ela está em Jesus Cristo. “Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus” (Rm 7.6). A verdadeira liberdade não vem pelo cumprir da lei ou de regras religiosas, mas pela fé em Cristo e no perdão que ele oferece. Em Jesus somos libertados do pecado, da morte e do poder do Diabo, temos salvação, vida eterna e somos livres para viver voluntariamente uma vida útil no serviço de Deus. Essa vida se traduz no agir amoroso em relação a Deus e ao próximo. Não por obrigação, mas da maneira nova: por vocação, com um espírito livre e voluntário.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado porque tu me dás liberdade completa e perfeita. Livre, quero servir e viver uma vida de amor a ti e ao meu próximo. Amém.