Publicado em: 22 de fevereiro de 2022
Livra-nos do mal 

Para: terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
Texto: 2Pedro 2.4-10  

“Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento.” (2Pe 2.9) 

Na oração do Pai Nosso, Jesus deu aos seus discípulos um modelo de oração. Nela há uma introdução, sete petições e uma conclusão. As três primeiras petições são pedidos por bênçãos espirituais, a quarta apresenta uma súplica por bênçãos materiais e as três últimas pedem por perdão, libertação do pecado e do mal. Essa fantástica oração aborda todas as necessidades da nossa vida.  

Os discípulos de Jesus tinham dezenas de motivos para orar diariamente: o crescimento do reino de Deus, a necessidade de que Deus enviasse mais trabalhadores para a seara e as preocupações com as perseguições, por exemplo. A oração do Pai Nosso era uma espécie de complemento para as suas orações particulares. Como as perseguições e dificuldades sempre estavam por perto, uma das petições dessa oração ensinada por Jesus os instruía a pedir: “Livra-nos do mal”.  

Em sua segunda carta, no capítulo 2, Pedro cita dois exemplos de como Deus livrou seus filhos do mal. Primeiramente ele citou Noé que, pela sua confiança em Deus, foi livrado do dilúvio com sua família. Outro exemplo citado por Pedro foi Ló. Ló vivia em uma cidade que, por causa dos pecados dela, foi destruída por Deus com fogo, “como exemplo do que vai acontecer com os que não querem saber dele”. A conclusão de Pedro é a seguinte: “Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento” (2Pe 2.9).  

Jesus sofreu o castigo que nós merecíamos e podemos estar seguros sob sua graça e seu perdão. Oremos sempre pedindo que Deus nos livre do mal e nos preserve firmes na fé em Jesus como nosso Senhor e Salvador até o dia da sua vinda. 

Oremos: Pai, somos gratos por teu amor e pelo teu cuidado. Abençoa o nosso dia e acompanha-nos em tudo que fizermos. Pai, livra-nos do mal. Amém.