Publicado em: 03 de julho de 2018
Levem as cargas uns dos outros

Para: Terça-feira, 3 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Gálatas 6.1-10

“Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.” (Gl 6.2)

Estamos no meio do ano, época em que muitas pessoas estão de férias e viajam. Muitos detestam carregar as malas da viagem. Por outro lado, em hotéis, rodoviárias e aeroportos, muitas pessoas ganham o seu sustento carregando cargas de outras pessoas.

O apóstolo Paulo escreveu: “Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo” (Gl 6.2). Paulo não está falando de ajudar a carregar malas de viagem, mas está falando de ajudar pessoas a carregarem sua dor, sua angústia, seus medos e sofrimentos causados pelo pecado. É comum encontrarmos pessoas que não conseguem se livrar da culpa que carregam por causa de sua consciência. Sacrificam-se tentando cumprir leis, e assim procuram abster-se de certos alimentos, praticam jejuns e guardam dias especiais, como se isso fosse o auge do cumprimento da lei cristã.

A lei de Cristo é cumprida por meio da fé que atua pelo amor. É colocar-se ao lado do outro na dor, para sofrer junto, assim como Cristo se colocou em nosso lugar para sofrer a nossa dor e morrer a nossa morte. Por isso o cumprimento da lei se dá no amor ao próximo. Então, como um privilégio, levamos as cargas uns dos outros, ou melhor, ajudamos as pessoas a se livrarem de cargas pesadas impostas pela lei que as aprisiona ao se esquecerem de olhar para Jesus, aquele que carregou nossas pesadas cargas na cruz.

Levamos as cargas uns dos outros, na certeza de que Jesus levou as cargas que nós jamais conseguiríamos levar sozinhos. Para nos dar perdão, ele levou sobre si todos os nossos pecados e agora nos convida: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

Oremos: Obrigado, Senhor, por teres levado sobre si o nosso pecado. Capacita-nos a ajudarmos as pessoas a carregarem suas cargas. Em nome de Jesus. Amém.