Publicado em: 02 de novembro de 2021
Lembranças 

Para: terça-feira, 2 de novembro de 2021
Texto: Êxodo 2.11-25

“Deus lembrou da aliança que havia feito.” (Êx 2.24) 

Finados é o dia em que são lembrados aqueles que “se finaram”, aqueles que morreram. É dia de saudade, dia de lembranças. O texto bíblico de Êxodo 2 não fala diretamente para este Dia de Finados, mas é possível fazer uma conexão porque nele aparecem pessoas que morreram e, no final, aparece uma importante lembrança. 

Primeiramente aparece um egípcio que foi morto por Moisés. Moisés matou um egípcio, mas a Bíblia não moraliza o fato, apontando o dedo para Moisés. Também não desculpa Moisés. Ele poderia ter alegado “legítima vingança”, pois foi defender alguém do seu povo. Mas não consta que o israelita havia sido morto e Moisés não tinha o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Até perguntaram a Moisés, no dia seguinte: “Quem pôs você como nosso juiz?” 

O relato continua e, no final de Êxodo 2, aparece o segundo morto. Trata-se do Faraó, o rei do Egito, que oprimia o povo de Israel e queria matar Moisés. “Tem coisas”, como alguém já disse, “que um funeral resolve”. Não foi o que aconteceu naquele tempo. O rei do Egito morreu, mas os hebreus continuaram na escravidão. A situação só mudou quando Deus ouviu o gemido dos hebreus e lembrou. Lembrou do quê? “Deus ouviu os gemidos deles e lembrou da aliança que havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êx 2.24). Deus lembrou da aliança com Abraão, Isaque e Jacó. Lembrou deles também, porque Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos (Lc 20.38). Deus se lembrou do acordo, da promessa feita aos patriarcas. E esse lembrar divino não era um simples trazer à memória: era começar a agir. 

Neste dia de lembranças e saudade, é bom saber que Deus se lembra. Esse é o fato mais importante. Ele lembra de suas promessas e não nos abandona, seja na vida, seja na morte. Tudo por meio de Jesus. 

Oremos: Senhor, somos gratos por lembrares das tuas promessas de vida. Em nome de Jesus. Amém.