Publicado em: 29 de junho de 2022
Lar, doce lar 

Para: quarta-feira, 29 de junho de 2022
Texto: Zacarias 8.1-8  

“Os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém. E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando.” (Zc 8.4-5) 

“Lar, doce lar!” Essa é a frase suspirada por muitos ao chegarem em casa após um árduo dia de trabalho, uma longa viagem ou ao voltar de um hospital. Lar é sinônimo de descanso, aconchego e paz. 

O problema é se chegarmos em casa e as paredes estiverem destruídas, sem luz para iluminar as cores antes aconchegantes, a casa vazia, sem ninguém para abrir a porta, sem abraços, sem risos e sem vida. Esse lar não será doce.  

No tempo do profeta Zacarias, o povo de Israel estava voltando para casa após longos anos de escravidão. Mas, ao chegarem a Jerusalém, as paredes estavam destruídas, as cores que antes traziam aconchego haviam sido consumidas pelo tom acinzentado dos escombros. Não havia risos, tampouco vida.  

Mas alguém os esperava. Ele se identificou como “Senhor Todo-Poderoso” (Zc 8.1) e os recepcionou com promessas de restauração: “Os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém. E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando” (Zc 8.4-5). 

Essa restauração só seria possível porque o Senhor viria morar no meio deles. As ruínas de Jerusalém, no entanto, são só um reflexo da grande ruína que o pecado causou ao mundo. Toda a desarmonia e problemas nasceram da queda em pecado. Somente se o Senhor Todo-Poderoso vier habitar entre nós, haverá restauração.  

A boa notícia é que ele veio habitar entre nós para restaurar todas as coisas. Jesus veio, morreu e ressuscitou para nos libertar da escravidão do pecado. Agora ele está nos levando de volta ao “lar, doce lar” eterno por meio de sua Palavra.  

Oremos: Senhor Todo-Poderoso, tu vieste habitar entre nós cumprindo a tua promessa de libertação. Leva-nos em segurança ao lar eterno. Restaura-nos, Senhor Jesus, com teu amor. Amém.