Publicado em: 27 de junho de 2022
Lamentos que se tornam orações 

Para: segunda-feira, 27 de junho de 2022
Texto: Lamentações 5.15-22  

“A alegria fugiu do nosso coração; em lugar das nossas danças, ficou a tristeza.” (Lm 5.15) 

Infelizmente há tempos sombrios na vida. Enfermidades, problemas, catástrofes ou guerras surgem como nuvens escuras, fazendo fugir a nossa alegria. Essas nuvens escuras podem ser tão densas a ponto de não vermos mais saída.  

O profeta Jeremias escreveu o livro de Lamentações num tempo sombrio. A nação havia sido invadida e arrasada. Os seus habitantes haviam sido escravizados. Lamentações é o choro diante da destruição de Jerusalém. As lágrimas do profeta, no entanto, são vertidas em esperança no colo do Senhor em quem ele confia mesmo em meio à densa escuridão. 

A realidade era tão difícil que o profeta disse: “A alegria fugiu do nosso coração; em lugar das nossas danças, ficou a tristeza” (Lm 5.15). E ele sabia bem de onde vinha toda essa tristeza e ruína: “Nós pecamos e estamos condenados” (Lm 5.17). 

No colo de quem você chora quando a alegria foge do coração? Lamentar é algo comum e geralmente são palavras jogadas ao vento, sem esperança concreta, sem um colo no qual se confia. Jeremias nos ensina que podemos fazer dos nossos lamentos orações cheias de esperança: “faze com que voltemos a ti, ó Senhor, sim, faze-nos voltar!” (Lm 5.21).  

Deus ouviu a lamentação de Jeremias e ele ouve as nossas também. Por isso, ele não abandonou o seu povo, mas se fez servo, sofreu e morreu para perdoar os nossos pecados e garantir que, assim como ele ressuscitou dentre os mortos, nós também ressuscitaremos para a vida onde a alegria não mais fugirá de nosso coração. Se o pecado traz a ruína, em Jesus, temos esperança de restauração.  

Oremos: Querido Jesus, em tuas mãos entregamos as nossas lamentações, pois tu és o Senhor que mudou o nosso destino eterno de condenação para o júbilo da salvação. Faze-nos voltar a ti. Amém.