Publicado em: 14 de setembro de 2021
Justiça e honestidade 

Para: terça-feira, 14 de setembro de 2021
Texto: Amós 5.21-24  

“Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr.” (Am 5.24) 

Hoje temos mais um dia para viver e muito provavelmente vamos ter uma rotina bastante parecida com a de ontem e a do restante da semana. Naturalmente somos muito ritualistas na maneira de viver, com as coisas que experimentamos. Nós seguimos uma liturgia diária com horários para acordar, fazer as refeições, nos vestir, trabalhar, nos divertir e tudo mais. E muitos dos nossos rituais nos acompanham por toda vida. Na verdade, não há qualquer problema nisso, desde que as rotinas não tirem de nós a alegria e o prazer em tudo que fazemos.  

Isso também pode acontecer na nossa relação com Deus e com as pessoas.  

E esse foi um dos recados de Deus para o povo, por meio do profeta Amós. A vida dos israelitas estava cada vez mais envolvida com prosperidade, ganância, opressão. O relacionamento com Deus e com as pessoas estava esfriando. Havia um aumento do distanciamento de Deus e das pessoas. A religião havia se tornado um mero rito e a relação com as pessoas revelava um completo descaso. 

“Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” (Am 5.24), disse Deus por meio de Amós. O recado de Amós para o povo é de que Deus estava desgostoso com tudo isso e não queria mais os seus cultos, as suas adorações e ofertas. Ele queria que voltassem a ser sinceros, honestos e amorosos com Deus e uns com os outros. 

Essa mesma mensagem ecoa pelos séculos e chega até nós. Jesus reforçou essa mensagem quando recomendou que as pessoas parassem com os sacrifícios e ofertas rituais e fossem mais bondosas umas com as outras. Ele mesmo mostrou a bondade divina ao morrer e ressuscitar por nós. 

Portanto, que as nossas rotinas de cada dia sejam momentos renovados de adoração sincera a Deus e de cuidado zeloso com os nossos irmãos. 

Oremos: Querido Jesus, que a tua misericórdia em nós nos aproxime uns dos outros e todos do Senhor. Amém.