Publicado em: 05 de julho de 2021
Jogar-se no poço 

Para: segunda-feira, 5 de julho de 2021
Texto: Levítico 18.1-5  

Não vivam de acordo com as leis desses povos.” (Lv 18.3) 

“Se os seus amigos se jogarem num poço você também vai se jogar?”, a mãe repetia ao desaprovar a conduta do filho. A preocupação era que as amizades dele o levassem a fazer escolhas ruins. 

“Não vivam de acordo com as leis desses povos” (Lv 18.3), disse Deus aos israelitas. Deus não queria que o povo que ele escolhera, o povo de onde nasceria Jesus, o Salvador da humanidade, fizesse escolhas ruins. E, nesse caso, eram escolhas que envolviam principalmente as relações sexuais. 

Um presente de Deus nós, o relacionamento sexual também sofreu as consequências do afastamento do ser humano do seu Criador. Confusos com os nossos desejos, sem conseguirmos discernir o que é ruim ou bom, acabamos cedendo à nossa vontade. As nossas escolhas, sem a busca da vontade de Deus, acabam nos prendendo ao círculo vicioso do próprio desejo, da constante frustração e da culpa. E Deus não queria que isso acontecesse com os israelitas e não quer que aconteça conosco. 

Ao dizer “não vivam de acordo com as leis desses povos”, Deus também nos faz prestar atenção aos conceitos da nossa própria sociedade, de nossos amigos, sobre a sexualidade e se estamos “nos jogando no poço”, repetindo o que outros fazem sem uma crítica saudável. E, ao contrário do que ouvimos e repetimos em programas de televisão e blogs da moda, ele nos ensina que o nosso desejo não precisa ser nosso senhor para sermos felizes e termos satisfação. Ele chama a nossa atenção quando seguimos caminhos que nos afastam dele e da alegria que permanece. Não precisamos simplesmente agir como os outros para sermos aceitos. Afinal, Deus nos aceita por meio de Jesus. Também na área da sexualidade, ele é o amigo que sempre nos dará bons conselhos. 

Oremos: Deus, perdoa-me por seguir ideias que são contrárias aos teus ensinos também com relação à sexualidade. Ajuda-me a tomar decisões que honrem o teu nome. Em nome de Jesus. Amém.