Publicado em: 01 de março de 2020
Jesus, vencedor das tentações 

Para: domingo, 1 de março de 2020
Texto:  

“Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás.” (Mc 1.13)  

Tentações! Quem não as sente ou não é visitado por elas? Até Jesus teve de passar por elas. O Evangelho de Marcos resume tudo no capítulo primeiro, versículo 13: “Jesus ficou lá (no deserto) durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Na Carta aos Hebreus, lemos que ele “foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou” (Hb 4.15). Jesus não cedeu a nenhuma das investidas do demônio e, por isso, além de nos servir de exemplo e incentivo, é o único que pode nos perdoar e fortalecer contra todas as tentações. 

Após a dura provação no deserto, o evangelista registra que Jesus, vitorioso, “seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus (Mc 1.14), e dizia que as pessoas deveriam arrepender-se dos pecados e crer no evangelho. 

Temos, portanto, este duplo destaque nesse texto bíblico: por um lado, Jesus, fiel à sua missão, não se deixa enredar pela astúcia de Satanás. Por outro, ao anunciar o evangelho do Reino de Deus, ele mostra a necessidade do arrependimento, oferece o perdão e se coloca ao nosso lado para nos fortalecer e orientar no caminho da vitória contra as tentações e pecados. 

Como nos posicionamos diante dessas verdades? Manter-se indiferente é, certamente, uma péssima atitude. Jesus nos lembra de que ele veio para nos dar vida completa. E o seu convite, para todas as circunstâncias adversas, sempre é:  “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). 

Oremos: Amado Jesus, ajuda-me a seguir os teus passos. Socorre e fortalece-me dia após dia. Perdoa-me sempre e renova em mim a disposição de andar nos teus caminhos, caminhos da vitória e da vida eterna. Amém.