Publicado em: 13 de setembro de 2020
Jesus triunfou sobre o mal 

Para: domingo, 13 de setembro de 2020
Texto: Marcos 9.14-29 

Jesus respondeu: — Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé. (Mc 9.23) 

O mal é uma realidade em nosso mundo e festeja horríveis triunfos. A vida humana jamais é um único “mar de rosas” 

Nos textos dos Evangelhos, vemos Jesus realizando milagres. Entre os milagres de Jesus, os exorcismos ocupam um amplo espaço. O texto bíblico de Marcos 9.14-29 nos apresenta Jesus curando um menino que estava possuído por um demônio que o deixava surdo e mudo, e ainda provocava convulsões nele.  Nem todo mundo está pessoalmente possuído por um demônio como o menino dessa história, mas o apóstolo Paulo diz na sua Carta aos Efésios que estamos em luta “contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Ef 6.12). 

No cristianismo há exorcismo. O que distingue os exorcismos de Jesus do contexto das demais religiões, é que Jesus os interpreta como o início da derrota do Diabo. O Espírito Santo é incompatível com o espírito do mal, razão pela qual este deve ceder espaço quando aquele chega. Isso Deus faz no nosso batismo. Não pertencemos mais ao Maligno. Agora somos filhos de Deus!  

Na cruz, não foi o mal que triunfou sobre Jesus, mas, sim, ele triunfou sobre o mal. A morte de Jesus é o grande exorcismo que teve lugar na história. O pecado e o mal já foram julgados e destronados. Quando a nossa vida não for um “mar de rosas”, podemos ouvir Jesus falar para nós o que ele falou ao pai daquele menino que foi curado: “Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé” (Mc 9.23).  

Precisamos admitir que não somos perfeitos e que precisamos do Salvador Jesus para triunfar sobre o mal. Tudo é possível para quem tem fé: fé em Jesus, o vitorioso! 

Oremos: Senhor Deus, não temos força em nós mesmos. Diante do mal que sempre quer nos derrotar, dá-nos fé em teu Filho Jesus. Nele, e por causa dele, podemos triunfar sobre os poderes malignos. Por Jesus. Amém.