Publicado em: 08 de janeiro de 2023
Jesus precisava ser batizado

Para: domingo, 13 de janeiro de 2019

Leia em sua Bíblia: Mateus 3.13-17

“Mas Jesus respondeu: — Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou.” (Mt 3.15)

Por que Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, sem pecado, santo e justo, se deixou batizar? É pergunta feita seguidamente. Justifica-se essa pergunta, pois o batismo de João Batista era para pecadores arrependidos, a fim de que recebessem o perdão. Por isso, nada mais lógico do que concluir que Jesus não precisava ser batizado. No entanto, o que parece lógico nem sempre é verdadeiro. Ao dirigir-se a João Batista para ser batizado, João tentou convencê-lo a mudar de ideia! “Mas Jesus respondeu: — Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou” (Mt 3.15).

Jesus precisava ser batizado para fazer tudo o que Deus queria. Quis Deus que o seu Filho se submetesse a tudo aquilo que as pessoas, sem distinção, também precisariam se submeter, a fim de cumprir tudo que o justo Deus exige. O batismo de João vinha de Deus e, por isso, a ele o Senhor Jesus se submete. No batismo, Jesus dá provas de ser o Servo obediente à vontade divina, provas essas que se repetiram até a morte do Senhor. Ele fez o que Deus queria por uma única razão, ou seja, que seu próprio Filho tomasse o nosso lugar na execução de tudo aquilo que é necessário para a nossa salvação. Por isso, podemos afirmar, sem hesitar: Jesus precisava ser batizado, pois ali estava cumprindo parte de tudo o que Deus quis que ele fizesse em nosso lugar para garantia de nossa salvação.     Lembramos o batismo de Jesus para louvar o seu amor por nós e por ele agradecer. Ele fez o que seu Pai quis, porque seu Pai nos quer junto dele!

Oremos: Senhor Jesus, diante de tudo que fizeste para a minha salvação, eu canto assim: grato sou por tanto amor, meu bendito Redentor. Amém.