Publicado em: 31 de dezembro de 2017
Jesus pode chegar hoje

Para: Domingo, 31 de dezembro de 2017

Texto: Lucas 12.35-40

“Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.” (Lc 12.40)

Daqui a pouco começará a contagem regressiva para a virada de ano. E todos aguardam ansiosamente a sensacional queima de fogos em Copacabana, no Rio de Janeiro. No ano passado, a tradicional queima de fogos teve duração de doze minutos. As dezoito toneladas de fogos somaram vinte e uma mil bombas, que formaram desenhos no céu de Copacabana como flores, palmeiras e corações. Um verdadeiro espetáculo assistido por milhões de pessoas.

E como será a festa deste fim de ano? Quanta expectativa! Assim sendo, cabe a pergunta: será que hoje, à meia-noite, alguém estará pensando na volta de Cristo? Se fosse possível fazer uma enquete sobre o horário preferido para a volta de Jesus, será que dia trinta e um de dezembro à meia-noite, seria a ocasião escolhida? Claro que não. E se fosse então em fevereiro, durante o carnaval? Não, atrapalharia o passeio de muitas famílias ou mesmo o desfile da escola de samba. E que tal se Jesus voltasse em julho? Em julho atrapalharia as férias do meio de ano. E que tal em sete de setembro? Não. Doze de outubro? Não. Quinze de novembro? Não. Quando então? Nunca.

A verdade é que a maioria das pessoas não está pensando na volta de Cristo. Contrariando, porém, a falta de expectativa quanto à volta de Cristo no homem cujo coração está afastado de Deus, Jesus disse: “Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando” (Lc 12.40). Em Lucas 21.34 lemos: “E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa”.

Não queremos que a volta de Cristo nos pegue desprevenidos. Quando você vir o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e glória, alegre-se, pois a nossa redenção se aproxima.

Oremos: Senhor, quero estar pronto quando vieres me buscar. Mantém-me vigilante! Amém.