Publicado em: 10 de setembro de 2021
Jesus, o nosso descanso eterno 

Para: sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Texto: Ezequiel 34.11-24  

“Eu mesmo serei o pastor do meu rebanho e encontrarei um lugar onde as ovelhas possam descansar. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.” (Ez 34.15) 

Quem gosta de visitar igrejas, observando seus vitrais e quadros, notará uma cena muito comum: Jesus segurando no colo uma ovelhinha, olhando para ela de forma terna e carinhosa. É uma imagem que transmite sentimentos de amor, cuidado e proteção de Deus para com suas criaturas, oferecendo a elas descanso e refrigério. 

Essa imagem, muito apreciada pelos cristãos, contrasta com os tempos neuróticos em que vivemos. Atividades sem fim, correrias, pressões no estudo e no trabalho, confusão moral e perda de referências espirituais. Nós estamos sendo engolidos por um ativismo perverso, que se reflete no aumento crescente de doenças, como ansiedade e depressão. É um cenário triste e preocupante. 

Mas, parece que isso não é algo tão novo assim. O texto do livro do profeta Ezequiel nos dá um retrato muito similar ao dizer: “Eu, o Senhor Deus, digo que eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas. Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas” (Ez 34.11, 16, 22). 

Deus se apresenta ao povo como o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas. Davi atestou isso ao confessar: “O Senhor é meu o pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas” (Sl 23.1-2). O próprio Jesus dá testemunho de si mesmo: “Eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.7, 11). 

Que, em meio às aflições e correrias desta vida, o convite do Salvador Jesus sempre esteja diante de nós: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). 

Oremos: Bom Pastor Jesus, cuida de nós e guarda-nos até o descanso eterno. Amém.