Publicado em: 28 de março de 2017
Jesus faz uma pergunta

Terça-feira, 28 de março de 2017

Leia Lucas 20.41-44

“Se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?” (Lc 20.44).

            Jesus silenciou completamente os seus inimigos, escapando facilmente de suas armadilhas. Agora, é a vez dele perguntar e mostrar aos sacerdotes e escribas – aqueles que são considerados peritos no Antigo Testamento – o quão pouco eles realmente entendem a Palavra de Deus.

            Os escribas aceitam sem dificuldade que o Messias é Filho de Davi, um humano. O difícil para eles é a transição de pensar sobre o Messias como mero homem para crer que ele é o Filho de Deus. Mas Jesus começa por um outro lado. Primeiro, a partir do Salmo 110.1, Jesus estabelece que o Cristo é Senhor de Davi. E então ele pergunta como o Todo-Poderoso Filho de Deus pode ser um humano.

            Jesus está revelando o coração do Antigo Testamento, que os escribas não compreenderam apesar de todo o seu cuidadoso estudo. O Salvador prometido é o Filho de Deus, nascido do seu Pai celestial na eternidade, antes de toda a criação. Mas, aqui, no tempo, o Filho de Deus fez-se humano pelo poder miraculoso do Espírito Santo, quando foi concebido na virgem Maria. Isso deve soar familiar: Jesus está falando sobre o mistério do Natal!

            Mas o bebê na manjedoura não era apenas o filho humano de Maria. Ele era o próprio Filho eterno de Deus, que se fez humano. Por essa razão os anjos proclamaram seu nascimento, e os sábios ajoelharam-se para o adorar. Sendo humano, ele poderia se submeter à Lei de Deus e conquistar-nos um lugar no céu pela sua obediência perfeita. E, por ser humano, ele poderia levar sobre si os nossos pecados, sofrer e morrer. E, porque Cristo também é o Filho de Deus, o seu sofrimento e morte seriam suficientes para todos os seres humanos de todos os tempos.

Oração: Senhor Jesus, nós te agradecemos porque tu te humilhaste ao deixar teu trono glorioso, para se fazer humano, e para salvar-nos de nossos pecados. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.