Publicado em: 12 de fevereiro de 2017
Jesus e sua atitude inclusiva

Para: Domingo, 12 de fevereiro de 2017

Texto:Marcos 1.40-45

“Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse:— Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: — Sim! Eu quero. Você está curado. No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado” (Mc 1.40-42).

          Nos tempos bíblicos a lepra era uma doença excludente. A doença da lepra, naquela época, incluía outras doenças da pele (Lv 13-14). A pessoa portadora de lepra era considerada impura física e espiritualmente.O evangelho de Marcos nos traz um relato instigante. Está escrito: “Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse:— Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: — Sim! Eu quero. Você está curado. No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado” (Mc 1.40-42).

            Chegar perto de Jesus significava desrespeitar o que preconizava a lei de Moisés (Lv 13.45-46). O leproso foi ousado, mas tinha fé de que poderia ser curado por Jesus. Isso o aproximou do Mestre que não o dispensou. Jesus ficou com muita pena dele e o curou. O texto mostra o amor e a compaixão de Cristo inclusive para com as pessoas marginalizadas. Não houve restrições. O ministério de Jesus foi inclusivo. A inclusão social e religiosa é um ato de amor. Quem ama de verdade o seu próximo, o acolhe.

            A atitude de Jesus com relação à cura do leproso evidencia o grande amor de Deus por todas as pessoas. Depois da cura, a pessoa era reintegrada à sociedade e poderia participar novamente da vida religiosa da comunidade. Jesus proporcionou vida e inclusão com esse ato de amor. Jesus Cristo curou a maior doença da humanidade, o pecado. O pecado nos excluiu da presença de Deus. Jesus, com sua morte e ressurreição, nos inseriu novamente em seu povo. Reaproximou-nos de Deus a fim de que vivamos bem, com alegria, amor e dedicação a Deus. É isso o que realmente importa!

            Oremos:Jesus, assim como curaste aquele leproso, cura as pessoas que sofrem por doenças excludentes e perdoa os nossos pecados que nos afastam de ti, de modo que possamos viver como filhos teus na prática do amor a ti e ao nosso próximo. Em teu nome. Amém.