Publicado em: 30 de dezembro de 2018
Jesus é a solução

Para: Domingo, 30 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Mateus 2.13-23

“Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos.” (Mt 2.16)

O texto bíblico de Mateus, capítulo 2, versículos 13 a 23, conta a história do que aconteceu pouco tempo após o nascimento de Jesus. Herodes era rei da terra de Israel e tinha medo de que alguém tomasse o seu lugar como rei. Então, “quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos” (Mt 2.16).

Como naquela época as famílias tinham muitos filhos, pode-se imaginar que muitas crianças inocentes foram mortas naquela ocasião. A morte de crianças nos machuca. No ano de 2017 um homem entrou em uma creche no Brasil e assassinou sete delas, além de uma professora. Na época, o episódio chocou o país pela brutalidade contra os pequeninos. No episódio em Belém, provavelmente morreram mais crianças ainda. Diante de fatos como esses, as pessoas se perguntam: “Por que Deus permitiu que isso acontecesse?” Ou dizem: “Se Deus existisse, ele não permitiria isso”.

Mas, será que Deus é o culpado pela maldade humana? Não. O pecado é o responsável por esses e todos os outros casos que nos deixam chocados. Jesus veio no Natal para ser a solução. Ele precisou fugir com a sua família para que, naquele momento, ele também não se tornasse mais uma vítima da maldade humana. Mais tarde, sim, ele se entregou voluntariamente por todos os seres humanos, para que recebam o perdão e mudem de vida.

O problema da maldade humana não é Deus e, sim, a falta de Deus. O Salmo 33, versículo 12, nos diz: “Feliz a nação que tem o Senhor como seu Deus!” Onde o Salvador Jesus habita há abundância de amor e de perdão.

Oremos: Amado Salvador, pedimos-te que nos guardes de todos os perigos que nos cercam. Sabemos que a maldade humana é grande, mas sabemos também que o teu amor é infinitamente maior. Amém