Publicado em: 28 de janeiro de 2018
Jesus antipático

Para: Domingo, 28 de janeiro de 2018

Texto: Lucas 4.38-44

“Mas Jesus disse: — Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou.” (Lc 4.43)

Uma multidão persegue Jesus. E é uma multidão abatida, mas esperançosa. São pessoas que levavam seus amigos enfermos em busca de cura. Pessoas preocupadas, correndo atrás de um milagre. Pessoas que procuraram Jesus, até achá-lo. E “quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora”. Elas querem o alívio, a cura, o recomeço.

Jesus, então, diz algo que soa antipático: “Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou” (Lc 4.43).

Se você recebe o diagnóstico de um câncer, convive com uma doença degenerativa, ou está gravemente doente, sem dúvida gostaria da cura, da possibilidade de afastar o que causa sofrimento. Se você soubesse de uma nova possibilidade de tratamento, talvez acompanhasse a multidão. A dor, a angústia de encarar nossa fragilidade e a própria morte nos fazem correr atrás de alívio. Todos queremos cura.

Mas Jesus parece antipático. Ele não quer ficar com os doentes? Não têm piedade dos que sofrem? Ao contrário: ele olha para os sofredores. Mas seu olhar é mais profundo e vai além das nossas feridas e doenças. Ele olha o nosso coração, e vê o futuro. Ele sabe que há uma cura ainda mais importante. Que a própria morte precisa ser derrotada. Que cada passo que dá em direção à cruz é uma caminhada para a cura completa, para a libertação final de todo ser humano, com a conquista da ressurreição.

Por isso, ele precisa ir anunciar a boa notícia: Deus se fez gente e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Deus entre nós! Deus trazendo a cura para o pecado, trazendo perdão e vida. Deus anunciando e dando o seu Reino a nós: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados… e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Doentes, cansados, tristes, deprimidos, traídos, desesperados… Em Jesus, encontramos a cura: o seu descanso, a sua paz.

Oremos: Jesus, dá-me o teu descanso. Amém.