Publicado em: 09 de abril de 2022
Jesus abriu mão de tudo por sua causa 

Para: sábado, 9 de abril de 2022
Texto: Filipenses 2.5-11  

“Ele abriu mão de tudo e tomou a natureza de servo. Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz.” (Fp 2.7-8)  

As palavras do texto bíblico de Filipenses 2.5-11 ficaram tão marcadas na vida das primeiras gerações de cristãos que logo começaram a ser repetidas nos cultos como uma confissão de fé e, possivelmente, também cantadas como um hino. O trecho recapitula e resume a vida e a obra de Jesus Cristo, falando de Jesus antes de sua vinda ao mundo, de sua vida humilde e submissa a Deus, e de sua ressurreição e exaltação. Este trecho também lembra as Canções do Servo, do livro do profeta Isaías e, como naquelas canções, Jesus Cristo é descrito como o Servo que abriu mão de tudo para salvar a humanidade: “Ele abriu mão de tudo e tomou a natureza de servo. Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz” (Fp 2.7-8). 

Sendo Deus Filho, Jesus bem poderia agarrar-se à sua divindade e deixar que os pecadores sucumbissem às suas próprias culpas. No entanto, obediente ao Pai, Jesus tomou a natureza de servo e, sendo rico, tornou-se pobre por nossa causa. A despeito de nossa maldade e aversão, ele veio ao nosso encontro e andou entre nós fazendo o bem e anunciando boas notícias de perdão e salvação. Na condição de um ser humano, ele foi tentado de todas as formas, mas resistiu firme e não caiu. Submisso ao Pai, que o deu ao mundo por amor, mesmo sem ter culpa, em lugar dos pecadores, ele encarou o sofrimento e a morte que estavam reservados a cada um de nós. E Deus aceitou o seu sacrifício em nosso lugar e o trouxe de volta à vida, abrindo o Reino de Deus a todas as pessoas que creem que Jesus Cristo fez tudo isso por amor a elas. 

Sim, Jesus Cristo abriu mão de tudo por causa de você e de mim. O seu amor vai muito além do que nossa razão pode entender e do que nosso coração pode aceitar. Creiamos nele e o sirvamos em amor e fé. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por Jesus ter aberto mão de tudo por causa de mim. Que minha vida seja um hino de gratidão a ti. Em nome de Jesus. Amém.