Publicado em: 07 de agosto de 2020
Já chega! 

Para: sexta-feira, 7 de agosto de 2020
Texto: 1Reis 19.1-8 

“E foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.” (1Rs 19.4)

Existem momentos e situações em nossa vida que nos esgotam física e psicologicamente. Nesses momentos, muitas vezes, a esperança pode desaparecer e o desânimo pode nos levar a dizer: já chega! Talvez alguém possa pensar que isso só acontece com os que são considerados fracos e sem fé. 

No entanto, a Bíblia nos relata um episódio histórico assim da vida do grande profeta Elias em 1Reis 19.4: “E [Elias] foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados. 

Nesse momento de fraqueza humana, Deus se fez presente na vida do profeta Elias e o ajudou de uma maneira especial. Quando Elias pensou que já havia esgotado todas as possibilidades, Deus se apresentou como a alternativa válida para sua salvação. Ainda havia esperança! Elias disse “já chega!”, mas Deus disse: Levante-se e coma (1Rs 19.5, 7). Isso significa que nós podemos ter limites, mas Deus é ilimitado.  

Você já pensou alguma vez em desistir? Houve algum momento de desânimo em que você disse “já chega? Certamente podemos ficar esgotados diante das adversidades da vida. No entanto, resta-nos um consolo que vem da parte de Deus, pois o próprio Deus continua conosco em todos os momentos da nossa vida. Foi Jesus quem disse: E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28.20)Tenha fé e esperança. Assim como Jesus venceu o pecado, o mundo e o Diabo, ele estará junto com você, dando-lhe forças e lutando por você. 

Oremos: Querido Jesus, agradeço-te por me fortaleceres em toda a minha vida. Ajuda-me viver confiantemente em tua providência divina. Amém.