Publicado em: 14 de setembro de 2020
Inteligência 

Para: segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Texto: Tiago 3.13-18  

Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.” (Tg 3.13)  

Nações, governos e instituições constantemente desenvolvem tecnologias para promover bem-estar, segurança, qualidade de vida às pessoas. Muitas vezes todas essas ações de inteligência produzidas pelo mundo visam controle, dominação e poder. 

Ficamos encantados com tudo que está à nossa disposição. Por vezes, pensamos que somos melhores do que a geração anterior. Porém, por mais que vivamos num tempo que nos concede tantos privilégios, continuamos a sofrer especialmente em nosso relacionamento com a família e com Deus. Estamos cada vez mais distantes, tristes, sós e depressivos. Se no nosso coração existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintamos contra a verdade, gabando-nos de sermos sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica” (Tg 3.15). 

O que nos falta? A Palavra de Deus nos diz: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria” (Tg 3.13). Provar pelo bom comportamento que temos sabedoria e inteligência, eis a questão. E essa inteligência é criação divina. Nenhuma inteligência humana é capaz de produzir humildade, bondade e misericórdia. 

Busque em Deus a verdadeira sabedoria e inteligência. Sabedoria que ama e nos leva a amar o ser humano sem preconceito. Esteja conectado à Palavra de Deus que edifica e transforma. Desfrute da verdadeira inteligência e sabedoria: Jesus Cristo em você, e por você, para o bem do próximo 

Oremos: Querido Deus, obrigado por teu amor. Ajuda-me a reconhecer a cada dia a importância de desfrutar da verdadeira inteligência para o meu bem e para o bem-estar do meu próximo. Por Jesus Cristo, a verdadeira sabedoria. Amém.