Publicado em: 19 de outubro de 2022
Insegurança e aflição 

Para: quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Texto: Isaías 32.15-20  

“A justiça trará paz e tranquilidade, trará segurança que durará para sempre.” (Is 32.17) 

A insegurança com o futuro sempre traz preocupações e ansiedades. Algo normal num mundo onde não faltam motivos para aflições com o dia de amanhã. São inquietações de todos os tipos, o medo com a violência dos bandidos na nossa cidade, ou com uma guerra no outro lado do mundo. Problemas pessoais com dificuldades financeiras, doença, conflitos familiares, problemas sociais e políticos que nos perturbam numa sociedade globalizada.   

Não existe receita para escapar dos problemas e da insegurança com o futuro, mas existe remédio para enfrentar tudo isso com coragem e confiança. No tempo do profeta Isaías, Deus fez uma promessa que também é para nós. A história do povo de Israel, 700 anos antes de Cristo, mostra uma triste realidade igual à do nosso tempo. Fome, violência, guerras, conflitos, injustiças, enfim, um mundo que continua idêntico na sua condição de pecado. 

Ao prometer que o seu “povo viverá em lugares seguros, todos estarão em paz e segurança nas suas casas” (Is 32.18), Deus indica o caminho para encontrar um oásis no meio do deserto: “seu Espírito”. Ou seja, é através dos dons do Espírito Santo que o cristão recebe paz e segurança já neste mundo, mesmo no meio dos conflitos e incertezas. 

E quando o texto do profeta Isaías diz que “a justiça trará paz e tranquilidade” (Is 32.17), refere-se à profecia apresentada no começo do capítulo 32: “Virá o dia em que um rei reinará com justiça” (Is 32.1). Este rei é Jesus, que governa a vida dos cristãos oferecendo o perdão dos pecados e a justiça. Foi ele quem disse: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã”. Não precisamos viver inseguros e aflitos. 

Oremos: Gracioso Deus, coloco diante de ti todas as minhas preocupações e ansiedades. Perdoa-me por, tantas vezes, não confiar nas tuas promessas. Dá-me o teu Santo Espírito e enche o meu coração de paz e tranquilidade. Em nome de Jesus. Amém.