Publicado em: 24 de fevereiro de 2023
Inimizade

Para: sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Gênesis 3.14-19

“Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.” (Gn 3.15)

É surpreendente perceber que, na primeira vez em que Deus promete enviar um salvador, ele o faz dirigindo uma palavra de condenação ao Diabo: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15).

Perceba que a boa notícia da salvação da humanidade e do perdão de pecados está automaticamente atrelada à condenação do Diabo. Isso significa que, no mesmo dia em que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o Diabo já ficou sabendo que estava condenado a ser esmagado pelo pé do descendente de Eva. Na cena de abertura do filme “A paixão de Cristo”, o diretor Mel Gibson retrata essa promessa com Jesus sendo picado por uma cobra no calcanhar antes de esmagá-la com seu pé. Jesus, filho de Maria e, por conseguinte, descendente de Eva, é picado pelas presas da morte, mas três dias depois ele ressuscita, mostrando que o Diabo, a morte e o pecado foram derrotados.

Jesus já nos deu essa vitória. Mas, mesmo assim, ainda hoje sentimos os ataques do Diabo, o aguilhão da morte e a tentação do pecado. Você pode até se perguntar: “Que vitória foi essa?” Calma. Ainda não chegamos ao fim. Jesus subiu aos céus e está à direita de Deus Pai e voltará em glória para esmagar de uma vez por todas o Diabo e os seus aliados. Nesse dia, veremos a condenação eterna do Diabo e a nossa redenção completa. Vem, Senhor Jesus!

Oremos: Vem, Senhor Jesus. A humanidade clama por redenção. O mundo geme em dores. Concede-nos um coração fortalecido na boa notícia da salvação que temos em ti para que, com paciência, suportemos o sofrimento. Em teu nome. Amém.