Publicado em: 19 de novembro de 2022
Inimigos 

Para: sábado, 19 de novembro de 2022
Texto: 1Coríntios 15.20-28  

Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.” (1Co 15.20) 

A morte é o último inimigo a ser vencido. No entanto, até hoje não conhecemos ninguém que a tenha vencido. Em nossa experiência, desde que o mundo existe, todos morrem. Por mais rico, bem-sucedido e saudável que uma pessoa seja, ela não tem o poder de vencer esse inimigo.  

Diante da derrota que a morte parece impor, o ser humano tenta se consolar inventando histórias: “Virou uma estrela! Estará vivo enquanto nos lembrarmos dele. Virá em outra encarnação. Tornou-se um com o universo”. Outros, tentam se convencer de que a morte é algo simplesmente natural, que com ela desaparecemos e, por isso, ela até pode ser a solução para os problemas. A morte, no entanto, é o salário do pecado, é o resultado do afastamento do ser humano do seu Criador. 

Quando Deus enviou Jesus Cristo ao mundo, ele mostrou o quanto nos ama. Ele não se alegra com a nossa morte. Ele não quer que morramos sem paz, sem perdão, sem a vida que Jesus oferece, sem esperança. Jesus carregou sobre si os nossos pecados todos e venceu a morte por nós. “A verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.22). Todos serão ressuscitados. Mas a morte não apagará a nossa condenação ao inferno. Jesus, sim. 

Ao chorarmos pela morte de alguém, ao nos depararmos com a nossa própria morte, ainda assim podemos caminhar com esperança, sem desespero, sem sermos escravos do medo da morte, sem inventarmos histórias que disfarcem esse último inimigo. Unidos com Jesus, ressuscitaremos para uma nova vida, em um recomeço em que a própria morte não mais existirá. 

Oremos: Senhor Deus, dá-me mais fé em Jesus para que, ao enfrentar momentos de dor por causa da morte, eu saiba que esse inimigo foi vencido por teu Filho. Enche o meu coração com a esperança da ressurreição para a vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.