Publicado em: 20 de setembro de 2021
Informações falsas geram prejuízos 

Para: segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Texto: 1Timóteo 6.3-10  

“Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião, essa pessoa está cheia de orgulho.” (1Tm 6.3-4)

Estar informado não significa ter a informação correta. Informações equivocadas ou falsas trazem prejuízos. O apóstolo Paulo falou dessa situação em relação ao nosso Senhor Jesus Cristo e disse que a informação falsa a respeito dele gera discussões sem fim, polêmicas, violências e brigas. E ele também escreveu que muitas pessoas usam a informação errada sobre o Senhor Jesus como meio de enriquecer e de tirar vantagens dos outros. O resultado é a ganância, e de tanto apego ao dinheiro, elas acabam sofrendo tentações, desviando-se da fé e enchendo-se de sofrimentos. É por isso que ele afirmou que o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. 

Diante disso, o apóstolo Paulo perguntou: “O que trouxemos para o mundo? Nada! E o que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (1Tm 6.7-8). Ou seja, o que necessitamos para viver, Deus concede por meio do trabalho. E no trabalho honesto, as informações falsas só acrescentam prejuízo. 

Assim, o apóstolo Paulo incentiva as pessoas a terem o foco naquilo que é verdadeiro. A busca da informação correta nem sempre é fácil, mas é o melhor caminho. A verdade liberta das amarras da ganância e da violência, e sempre é a oportunidade para se estar bem e feliz. 

E quando o assunto é religião, o apóstolo Paulo diz que o melhor caminho são as “verdadeiras palavras de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tm 6.3). Essas não enganam porque Jesus tem as palavras que falam do amor de Deus por nós, que libertam do pecado e trazem perdão. São palavras que abrem o caminho para o céu.  

Oremos: Amado Deus e Senhor, livra-nos das informações falsas e ajuda-nos a divulgar as verdades, principalmente as palavras de nosso Senhor Jesus. Em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém