Publicado em: 06 de dezembro de 2020
Indicação 

Para: domingo, 6 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 3.15-20 

“Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc 3.16)

Dificilmente contratamos um profissional sem conhecê-lo antes. Não será qualquer um que fará uma obra em nossa casa. A nossa saúde precisa estar nas mãos de um médico em quem confiamos. Por isso, procuramos uma ou mais pessoas de confiança, para que nos forneçam bons nomes. Uma boa indicação, que nos leva a contratar alguém qualificado, é fundamental para o sucesso de nossa empreitada e pode evitar muita dor de cabeça. 

Não existia alguém mais confiável do que João Batista. A sua pregação e seu procedimento calavam fundo em seus ouvintes, que vinham de toda parte. Ao confrontar as pessoas com os seus pecados, oferecia a oportunidade de um recomeço por meio de um batismo para arrependimento. Confiavam tanto em João Batista que começaram a cogitar se não seria ele próprio o Cristo, o salvador prometido por Deus. 

João Batista veio preparar o caminho para o Salvador, que viria após ele. Assim, forneceu a indicação necessária a todo o povo, e também a nós, daquele que não faria um batismo simbólico com água, mas um verdadeiro lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Por isso, recomendou: “Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3.16). 

Muitos de nossos problemas podem ser resolvidos por bons profissionais, indicados por alguém de confiança. Agora, para o maior deles, o pecado que nos afasta de Deus, a indicação de João Batista é a melhor: Jesus Cristo. Nele você pode confiar!

Oremos: Bondoso Deus, agradeço por teres colocado em minha vida alguém que apontou para Jesus e disse que nele eu poderia confiar, pois encontraria perdão para uma vida nova. Que o teu Espírito Santo me mantenha firme na fé para aprender tudo o que o Senhor Jesus tem a me ensinar. Amém.