Publicado em: 09 de outubro de 2020
Impunidade! Impunidade?

Para: sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Texto: Amós 5.10-15  

“Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom.” (Am 5.15) 

Impunidade! Esse é um dos principais problemas no Brasil. Algumas coisas já mudaram, mas ainda há impunidade. Corrupção e injustiça acontecem e parece não se ter medo da punição. Parece sempre haver um jeitinho! isso não apenas com relação a escândalos políticos. Há corrupção e impunidade muito perto de nós, ou até por causa de nós. 

Amós foi um profeta de Deus que denunciou a injustiça de seu tempo. E pouca coisa mudou de lá para cá. O profeta aponta o mal causado por quem tem ódio da justiça e prefere a mentira e a falsidade. Ele acusa os que exploram os pobres e vivem na ostentação. Amós ainda coloca o dedo na ferida dos que pagam suborno e propina, dos que maltratam aqueles que vivem honestamente e dos que não respeitam os direitos dos pobres. O profeta ainda lembra dos tribunais que não defendem os direitos de todos da mesma forma. 

E sobre a impunidade? O profeta diz que Deus conhece as maldades e os pecados de todos. E mais, Amós fala em castigo e destruição dos que cometem injustiça. Deus não está longe nem desatento. Haverá julgamento e castigo. 

Só resta um caminho: arrependimento, mudança! E o mesmo Deus que ameaça castigar também está sempre disposto a perdoar. O seu Filho Jesus era inocente, mas carregou a culpa de toda uma humanidade corrupta e injusta. 

Deus pode nos perdoar. Que bom! Mas ele também quer que o seu amor por nós mude as nossas escolhas. O Senhor Deus está conosco e nos transforma para sermos honestos e lutarmos pela justiça entre os seres humanos. Por isso, odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom” (Am 5.8), diz o profeta. 

Oremos: Senhor Deus, justo Juiz, perdoa-nos por nossas injustiças. Obrigado por enviares Jesus, que sofreu o nosso castigo. Dá-nos um coração bondoso. Em nome de Jesus. Amém.