Publicado em: 22 de outubro de 2017
Impossível para você, possível para Deus

Para: Domingo, 22 de outubro de 2017

Texto: Mc 10.23-31

“Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.” (Mc 10.27)

Os discípulos ficaram perplexos com a declaração: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus”! Era a segunda vez que Jesus conectava a participação no seu reino com a expressão “como é difícil”. “Então, quem é que pode se salvar?”, perguntavam uns para os outros. Foi a deixa para Jesus pronunciar uma das mais consoladoras frases da Bíblia: “Para os seres humanos [a salvação] não é possível; mas para Deus, é” (Mc 10.27).

A conversa se deu logo depois do moço rico ter ido embora arrasado. Os discípulos viram a frustração daquele rapaz que chegou todo entusiasmado e cheio de si perguntando o que deveria fazer para conseguir a vida eterna. A conversa com Jesus não teve o final feliz que ele esperava. Ele não recebeu bem o convite para que vendesse tudo antes de segui-lo. O dinheiro era um problema para ele. Jesus havia esmagado suas suposições de que a vida eterna poderia ser conseguida por seus esforços. Os discípulos estavam processando aquele evento.

O “impossível para vocês, mas possível para Deus” nos deixa sem saída. Precisamos reconhecer nossa impotência: não conseguiremos nos salvar sozinhos, não importa o que façamos. No fim do dia, por causa do nosso pecado, diante de Deus, estamos com os bolsos vazios, espiritualmente falidos, totalmente carentes de sua misericórdia. Se depender da gente a salvação não tem como acontecer. Por outro lado, o que era impossível para nós, foi possível para Deus. Ele, Jesus, cumpriu perfeitamente toda a lei em nosso lugar e morreu na cruz pagando pelos nossos pecados. Graças a ele, a entrada no Reino de Deus para nós não é somente possível, ou provável, mas garantida.

Oremos: Jesus, nós confessamos que não podemos fazer nada para conseguir a vida eterna. É impossível para nós. Tu conseguiste esse presente para nós, morrendo na cruz. Muito obrigado! Em teu nome. Amém.