Publicado em: 17 de outubro de 2022
Implicância com Jesus 

Para: segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Texto: Mateus 22.34-40  

“Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?” (Mt 22.36) 

A implicância dos fariseus com Jesus tinha motivos. Começando pelo fato de Jesus chamá-los de hipócritas, como túmulos enfeitados por fora e cheios de podridão por dentro. Ninguém gosta de ser censurado dessa forma. Fica a pergunta: qual a razão das críticas de Jesus contra esses religiosos? 

O problema deles era a sua religiosidade baseada na obediência aos mandamentos. Mas, os dez mandamentos não foram ordenados por Deus? Sabemos que sim, só que daí surge a dificuldade dos fariseus e de todos aqueles que ainda hoje “implicam com Jesus”. 

Paulo foi um desses fariseus antes de ser apóstolo, e ele mesmo confessou: “Era tão fanático que persegui a Igreja”. Depois de crer no amor de Jesus, ele jogou “tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo” (Fp 3.6, 8). Isso não aconteceu com seus ex-colegas, tanto que, no seu radicalismo, tentaram provas falsas para incriminar Jesus de heresia.  

Jesus queria livrar essas pessoas do seu ódio e, por isso, ao responder à pergunta: “Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?” (Mt 22.36), o Salvador argumentou que toda a lei se baseia no amor. Ou seja, eles precisavam deixar de lado sua religiosidade humana desprovida de amor e crer em Jesus. 

A Bíblia é enfática: ninguém consegue amar a Deus com todo o coração, alma e mente, e ninguém consegue amar ao próximo do jeito perfeito que Deus deseja. Existe, no entanto, um caminho: “Pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus” (Rm 3.24).  

Através da salvação que vem pela cruz, a implicância com Jesus se transforma em obediência ao amor, amor a Deus e ao próximo.   

Oremos: Senhor Jesus, afasta de mim qualquer pretensão de obedecer à tua vontade através de minhas próprias virtudes. Enche o meu coração com a fé no teu amor. Confiante na tua misericórdia, ajuda-me nas obras de amor. Amém.