Publicado em: 27 de janeiro de 2018
Imperfeição e o amor

Para: Sábado, 27 de janeiro de 2018

Texto: 1 Coríntios 12.31-13.132227

“Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.” (1Co 13.12)

Somos conhecidos por Deus. Completamente. Não há como nos escondermos dele. Ele conhece nossas tentativas de amar, frustradas. Conhece nossas pequenas alegrias, passageiras. Conhece nossos grandes medos, recorrentes.

Deus, Criador, conhece cada célula de nosso corpo, nosso código genético, nosso humor inconstante. Ele sabe do nosso amor imperfeito, das explosões de ciúmes, do orgulho, das palavras e ações inconvenientes, da vontade de fazer só o que o nosso coração manda, da necessidade viciante de elogios. Ele conhece cada pessoa a quem ferimos com nossas palavras, com a falta de paciência. Ele vê nosso sorriso irônico, nossa alegria perversa, quando assistimos outra pessoa pecar. O Pai sabe como temos vontade de desistir, de largar tudo, de simplesmente não nos importarmos mais.

Por isso, sem amor, nós nada seríamos. Sem Deus, que é amor, nem mesmo o conheceríamos. Sem o amor do Todo-Poderoso, não o conheceríamos, não ouviríamos suas palavras nos dizendo o quanto ele amou o mundo a ponto de ter dado seu Filho, Jesus, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha vida eterna.

Ele, amoroso, paciente e bondoso, revela-se. Ele se faz conhecer e oferece seu amor, perdoando nossos pecados. E nós, imperfeitos, somos encontrados pelo perfeito, que nos dá fé, esperança e amor. Agora esperamos, a cada dia, sabendo que “quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá” (1Co 13.10). Sob seu amor, esperando a volta do Filho Jesus, vamos amando, repartindo a alegria verdadeira, sabendo que há mais por vir. “Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus” (1Co 13.12).

Oremos: Senhor Deus, que o teu amor me faça amar mais, servindo a ti e às pessoas, espalhando a paz que só Jesus pode dar. Em nome de Jesus. Amém.