Publicado em: 27 de fevereiro de 2021
Imitadores 

Para: sábado, 27 de fevereiro de 2021
Texto: Filipenses 3.17-4.1  

Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. (Fp 3.17)

No mundo infantil existem inúmeras brincadeiras. Uma das mais conhecidas é a brincadeira de imitar. Ela consiste em repetir os gestos de uma criança que é o guia, o líder, da brincadeira. É ela quem determina o que as outras crianças farão. E vence a brincadeira aquele que conseguir realizar todas as tarefas com perfeição.  

apóstolo Paulo, quando escreveu para os cristãos da cidade de Filipos, os convidou para essa brincadeira. Ele os convidou a serem seus imitadores, na fé, na esperança e nas obras. Ele escreveu: “Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês” (Fp 3.17). O apóstolo fez esse convite porque muitos participantes da igreja em Filipos se diziam cristãos, porém não imitavam o apóstolo em sua fé e esperança, nem em suas obras. O cristianismo deles era apenas de aparência e seu destino era a condenação eterna ao inferno.  

A salvação e a vida eterna estão reservadas para aqueles que, como Paulo, creem em Cristo e esperam seu retorno. Enquanto isso, o Espírito Santo de Deus motiva os cristãos a agirem. É bom lembrar que eles não serão salvos pelas obras. Elas, as obras, serão para o mundo um testemunho da fé que os cristãos tiveram e têm em Cristo. Esses cristãos imitadores esperam com expectativa o retorno do Salvador que morreu na cruz do Calvário para perdoar os nossos pecados. Esse Salvador transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso. 

Que Deus nos mantenha firmes e fiéis a Cristo até o final de nossa vida para que, no dia em que ele vier para julgar os vivos e os mortos, sejamos levados para a nossa casa no céu. 

Oremos: Bondoso Deus, conserva-nos fiéis a teu Filho, Jesus Cristo. Amém.